top of page

Tecnologia de despacho de bagagem autônoma cresce no Brasil

  • Foto do escritor: Elisa | Redatora
    Elisa | Redatora
  • 15 de jan. de 2024
  • 1 min de leitura

Um levantamento realizado pela LATAM revela o aumento da adesão dos brasileiros às tecnologias de autoatendimento nos aeroportos. De janeiro a dezembro de 2023, quase 1,8 milhão de bagagens foram despachadas de forma autônoma no Brasil, representando um crescimento de 52% em comparação com o mesmo período do ano anterior, quando os despachos autônomos totalizaram 1,1 milhão. Isso significa que 56% do total de bagagens despachadas em 2023 nos 10 aeroportos do Brasil equipados com a tecnologia foram realizados de forma autônoma, ou seja, seis em cada dez passageiros que despacharam malas utilizaram a tecnologia para agilizar o processo.


O autoatendimento é uma das iniciativas da agenda de transformação digital da LATAM, visando tornar as viagens mais rápidas, simples e seguras. A tecnologia, desenvolvida pela SITA Scan & Fly, permite que o passageiro despache sua bagagem de forma autônoma em menos de 40 segundos. Nos totens de autoatendimento nos aeroportos, o cliente imprime a etiqueta de sua mala utilizando o QR Code de sua passagem. Após etiquetada, a mala é pesada e, se estiver dentro do limite de peso de 23 quilos, pode ser depositada diretamente nos balcões de Entrega de Bagagem Etiquetada.


Derick Barboza, diretor de Aeroportos da LATAM Brasil, destaca que o despacho autônomo de bagagens é uma inovação que traz benefícios tanto para o cliente, que tem um serviço simples, rápido e seguro, quanto para a companhia, que consegue carregar as aeronaves com mais agilidade e garantir a pontualidade dos voos. O serviço de autoatendimento para despacho de bagagem começou a ser implantado nas operações da LATAM no Brasil em dezembro de 2019 e está disponível em diversos aeroportos do país.



 

marketing aeronáutico

TEMAS

COMPARTILHAR

bottom of page