As companhias regionais europeias Air Nostrum e CityJet anunciaram a criação da SARA, que significa Strategic Alliance of Regional Airlines, uma nova holding aérea. Além delas e suas subsidiárias, a regional irlandesa Hibernian, a empresa de Manutenção e Reparo de Aeronaves ANEM, a empresa de treinamento de tripulações ANTO, a entidade de suporte a voos ARA e o corretor comercial Ard Aer também se juntaram à SARA.
De acordo com o comunicado de imprensa conjunto, a aliança planeja expandir suas operações por toda a Europa, em cooperação com outras companhias aéreas e parceiros. A rede atual da SARA cobre a maioria dos países europeus e alguns destinos no norte da África.
A frota da empresa controladora agora totaliza 74 aeronaves, e o anúncio confirma planos de expansão para atingir 100 aeronaves nos próximos três anos. A composição da frota da SARA inclui aeronaves regionais, como o ATR 72-600, Mitsubishi CRJ 1000, CRJ200ER, CRJ900 e CRJ900 LR.
Miguel Ángel Falcón acrescentou que a SARA não descarta a possibilidade de expandir a aliança por meio de fusões e aquisições, além dos planos de crescimento orgânico. Enquanto isso, Carlos Bertomeu, CEO da Air Nostrum e Presidente da SARA, observou que a aliança proporcionará sinergias importantes para suas companhias aéreas membros.
Bertomeu enfatizou que, embora a SARA atue como uma empresa controladora, todas as entidades dentro da aliança continuarão sendo independentes, mantendo suas próprias marcas e estruturas.
A Air Nostrum deterá 80% de participação acionária, enquanto os 20% restantes ficarão com a CityJet. Não foi divulgado qual será o papel das outras companhias aéreas no quadro societário da holding.
Marketing para Aviação
Reunimos os principais acontecimentos do marketing aplicado à aviação. Acesse os nossos conteúdos também pelo @marketingaeronautico e no nosso Canal do Youtube.
Dúvidas e parcerias? Entre em contato com o nosso time no e-mail: contato@marketingaeronautico.com.br.
Até o próximo voo!