top of page
  • Foto do escritorElisa | Redatora

Qverse: a experiência digital da Qatar Airways

Os profissionais de marketing de empresas aéreas, em particular, têm um trabalho difícil, porque as experiências anteriores de voo podem pesar muito na escolha de compra do passageiro. Talvez eles tenham se perdido em um aeroporto, enfrentado voos desconfortáveis ​​ou a equipe não tenha ajudado. As pessoas podem se sentir vulneráveis ​​quando estão no ar e as marcas precisam estabelecer continuamente uma sensação de segurança e conforto antes que o cliente faça a compra.


Agora existe uma nova maneira de fazer exatamente isso e possivelmente influenciar se os viajantes reservam com uma companhia aérea em vez de outra. Uma experiência digital online exclusiva da Qatar Airways oferece aos clientes uma prévia da viagem, desde a chegada ao aeroporto até o embarque, muito antes da decolagem do voo.


O QVerse, acessível em computadores e smartphones, é uma plataforma online ao vivo que permite aos clientes experimentarem o que estão prestes a comprar, valorizando a experiência além do preço. Ele apresenta a primeira tripulação de cabine metahumana da indústria aérea, Sama, que significa “céu” em árabe. Sama orienta potenciais passageiros através de dois saguões do aeroporto, além da classe Econômica e Executiva suítes, com close-ups de assentos, refeições e muito mais.


Desde o seu lançamento no ano passado, o QVerse já gerou um retorno sobre os gastos com publicidade de 1.860% e um ROI do produto de 256%. Além disso, 55% dos novos clientes vieram do QVerse.





O QVerse oferece aos viajantes a oportunidade de vivenciar sua jornada antes de pisarem na aeronave. Com esta experiência imersiva, os passageiros podem visualizar os seus assentos e a cabine, permitindo-lhes imaginar o conforto de viajar 10 horas na Classe Económica com os seus assentos mais largos. A refeição que vão comer estão disponíveis para consulta e eles podem imaginar-se relaxando e desfrutando do erviço de bordo. Ter um "ser humano" digital representa a hospitalidade da empresa, contribuindo para a experiência do cliente.


É necessário aproveitar a tecnologia para que ela resolva um desafio real para o negócio e que seja útil para os consumidores. O objetivo era mostrar a Qatar Airways, conscientizando as pessoas, por exemplo, de como jantar na Classe Executiva se assemelha a uma experiência de restaurante. A tecnologia também pode ajudar a contar a história da marca.


É preciso já ter uma experiência física muito boa para criar uma versão digital que promova o produto da maneira certa. No próximo ano, a companhia adicionará inteligência artificial à Sama, com os clientes podendo fazer perguntas em vez de procurar respostas online. O objetivo é fazer com que os viajantes sintam que a tripulação de cabine utiliza a hospitalidade de uma forma genuína para lhes dar o que precisam.





Os clientes de hoje procuram experiências imersivas que desencadeiem as suas emoções e atendam às suas necessidades subconscientes e conscientes. Oferecer uma experiência dessa forma, com um uso envolvente de recursos visuais, é mais eficaz do que usar texto.


Se você observar o comportamento do cliente agora, verá que eles têm períodos curtos de atenção. Eles folheiam, preferindo interagir com uma marca digitalmente. A experiência imersiva pode ajudar melhor os profissionais de marketing a criar essa conexão. Como nativos digitais, os clientes desejam cada vez mais se envolver e descobrir e, se você adicionar essa capacidade de descoberta, você os envolverá na experiência.


Além disso, um código promocional pode dar aos clientes o incentivo para experimentar algo novo, por isso a Qatar oferece uma economia de 10% quando alguém experimenta o QVerse.


 

Marketing para Aviação de Alpha a Zulu!


Nossa plataforma faz uma curadoria especializada sobre o mercado aeronáutico focado em marketing, publicidade, design, comunicação e experiência do cliente. 


Acompanhe nosso conteúdo em outras mídias digitais:


Dúvidas e parcerias? Entre em contato com o nosso time em contato@marketingaeronautico.com.br.

Kommentare


TEMAS

COMPARTILHAR

bottom of page