top of page
  • Foto do escritorElisa | Redatora

oneworld comemora 25 anos

O dia 1º de fevereiro marca o 25º aniversário da fundação da aliança oneworld. Originalmente composta por American Airlines, British Airways, Cathay Pacific, Canadian Airlines e Qantas, a aliança foi fundada em fevereiro de 1999 para formar uma das maiores organizações cooperativas em transporte aéreo global. Hoje, o ex-CEO da Qatar Airways, Akbar Al Baker, é o presidente da aliança, que cresceu para incluir 13 companhias aéreas membros votantes com 14 companhias aéreas afiliadas operando cerca de 3.300 aeronaves.


A formação da oneworld foi inicialmente anunciada em setembro de 1998. A ideia era que um passageiro que entrasse em uma companhia aérea membro mundial em um canto do mundo fosse incentivado a se conectar com outras companhias aéreas associadas em sua viagem para outro canto do mundo. Para que qualquer aliança funcione, as companhias aéreas devem cooperar em serviços e treinamento para formar codeshares e construir uma vasta rede nos vários continentes. Oneworld foi a segunda das alianças "The Big 3" a se formar.


Os executivos de companhias aéreas sabiam que poderiam aumentar a eficiência e aumentar a demografia de seus clientes a proporções globais com alianças, então os executivos com os membros fundadores da oneworld começaram a trabalhar rapidamente. Após um ano de operações, a oneworld voou 200 milhões de passageiros mais de 2,2 bilhões de milhas. Em seu primeiro aniversário, a aliança criou uma empresa de gestão central para organizar e gerenciar suas companhias aéreas associadas. Ela escolheu o diretor de marketing da Cathay Pacific Airways, Peter Buecking, para liderar a nova empresa de gestão.


Mesmo após os ataques terroristas de 11/9, a aliança continuou a aumentar suas parcerias internas e codeshares. O acordo de codeshare mais notável ocorreu com a Finnair, que, depois de se juntar à aliança, fortaleceu suas conexões com a British Airways e a American Airlines.


Embora, na maioria das vezes, a expansão signifique oferecer às companhias aéreas associadas serviços em diferentes idiomas para seu processo de reserva, a oneworld também expandiria sua adoção de novas tecnologias, como a emissão de bilhetes eletrônicos, enquanto se concentrava na experiência do cliente.


Agora, a OneWorld se tornou a primeira aliança de companhias aéreas a aderir à iniciativa de sustentabilidade da IATA, a CO2 Connect, sob a qual os membros do mundo aspiram coletivamente usar 10% de SAF até 2030. Para comemorar seu 25º aniversário, a companhia revelou seu primeiro lounge dedicado em Seul. Situado no Terminal 1 do Aeroporto Internacional de Incheon, o novo e espaçoso lounge oneworld se estende por 555 metros quadrados e apresenta assentos elegantes em um novo ambiente contemporâneo para até 148 clientes.



 

marketing aviação

Comments


TEMAS

COMPARTILHAR

bottom of page