top of page
  • Foto do escritorElisa | Redatora

Mexicana retoma operações aéreas

A Mexicana de Aviación está de volta aos céus. A histórica marca mexicana retornou por meio de uma nova transportadora de propriedade e gerenciada pela Secretaria de Defesa Nacional (Sedena). Na terça-feira, 26 de dezembro de 2023, a companhia operou seu primeiro voo, indicativo de chamada MXA1788, entre o Aeroporto Internacional Felipe Ángeles (NLU), na Cidade do México, e o Aeroporto Internacional de Tulum (TQO).


Como a primeira companhia aérea a ser lançada no México em 1921, tornou-se um nome familiar no país, com sua pintura icônica, incluindo a silhueta de um guerreiro águia na cauda de cada aeronave. Ela operou entre 1921 e 2010. Em 1989, tinha a maior frota de Boeing 727-200 fora dos Estados Unidos. Teve grandes momentos, mas também teve momentos baixos (em 1982, ao lado da Aeromexico, foi adquirida pelo governo mexicano para mantê-los à tona durante uma das piores crises econômicas que o país norte-americano já viu).


A empresa encerrou suas atividades em agosto de 2010, deixando milhares de funcionários desempregados. Alguns anos antes (2005), o governo havia decidido vender a Mexicana para Gastón Azcárraga, um empresário que maltratou a empresa e a levou ao chão.


O atual presidente, Andrés Manuel López Obrador, prometeu trazer de volta a icônica marca. O governo mexicano adquiriu a marca Mexicana dos funcionários no início deste ano. Mais tarde, anunciou que lançaria uma companhia aérea estatal administrada por militares com base no Aeroporto Felipe Ángeles, administrado por militares, construído durante o mandato de López-Obrador.


A nova Mexicana voa atualmente com uma frota de até três Boeing 737-800. Estes aviões são propriedade da Força Aérea Mexicana. A Mexicana buscava arrendar até dez 737-800 de empresas privadas. No entanto, as restrições no mercado global de leasing podem atrasar o lançamento da nova transportadora estatal. Para manter o mês de lançamento (dezembro de 2023), o exército fechou um acordo para emprestar três 737-800, pintando neles a pintura mexicana, e deixar a nova empresa empregá-los.


A Mexicana de Aviación oferece voos do Aeroporto Internacional Felipe Ángeles para oito destinos domésticos em seu site. Essas cidades são Campeche (CPE), Chetumal (CTM), Mérida (MID), Monterrey (MTY), Mazatlán (MZT), Puerto Vallarta (PVR), Tijuana (TIJ) e Tulum (TQO). No entanto, adquirir uma passagem no site da companhia aérea foi mais desafiador do que o esperado: tentamos, sem sucesso, reservar um voo para várias datas futuras.



 

Marketing para Aviação

Comentarios


TEMAS

COMPARTILHAR

bottom of page