top of page
  • Foto do escritorElisa | Redatora

LATAM explica o seu diferencial para liderança mercado brasileiro

A LATAM permaneceu na liderança do setor aéreo brasileiro em outubro deste ano, mantendo a posição que conquistou em 2021. De acordo com os dados consolidados da ANAC, a companhia alcançou uma participação de mercado doméstico de 37,3% e também liderou as operações internacionais, atingindo uma participação de 24,07% no Brasil. Ela apontou pelo menos três motivos que explicam sua liderança consistente nos últimos dois anos.


EFICIÊNCIA OPERACIONAL - Entre janeiro e outubro de 2023, a LATAM foi classificada como a companhia aérea mais pontual do mundo, segundo a consultoria OAG. No último ano (de novembro de 2022 a outubro de 2023), foi a empresa que menos cancelou voos no Brasil, conforme dados da consultoria Cirium. Esses altos índices de eficiência operacional refletem um esforço coordenado em diversas áreas para proporcionar aos clientes uma experiência de viagem mais simples, rápida e segura.


MAIOR CONECTIVIDADE - Desde 2021, a LATAM inaugurou novos destinos e atualmente opera a maior e mais abrangente malha aérea de sua história no Brasil, servindo mais de 50 aeroportos pelo país. Em 2023, expandiu ainda mais suas parcerias de codeshare, especialmente com a Voepass. No cenário internacional, a empresa se destaca como a que mais transporta turistas para o Brasil, operando voos próprios a partir de 90 aeroportos no exterior. Além disso, a LATAM celebrou o primeiro ano de sua parceria estratégica com a Delta Air Lines, estabelecendo uma rede com mais de 300 destinos entre a América do Sul e do Norte, incluindo rotas inéditas.


PRODUTO E SERVIÇO - Entre janeiro e outubro de 2023, a LATAM foi a empresa menos mencionada em reclamações na plataforma Consumidor.gov.br por passageiros e clientes de programas de fidelidade aérea no Brasil. Esse resultado reflete investimentos em transformação digital, que reduziram em até 50% o tempo de atendimento ao cliente nos aeroportos brasileiros, além da renovação da frota, prevendo a chegada de mais de 100 aeronaves Airbus até o final da década. Atualmente, a LATAM oferece Wi-Fi em mais de 95% de suas aeronaves nos voos nacionais do Brasil e tem investido constantemente no programa LATAM Pass. Vale destacar também o cardápio a bordo dos voos internacionais de longa duração, que desde 2023 passou a destacar o talento de jovens chefs brasileiros.


Anualmente, a LATAM transporta uma média de 30 milhões de passageiros em voos domésticos e 3 milhões em voos internacionais no Brasil. A companhia opera aproximadamente 700 voos diários no mercado brasileiro, dos quais 650 são domésticos e 50 internacionais.


 

Marketing para Aviação


Reunimos os principais acontecimentos do marketing aplicado à aviação. Acesse os nossos conteúdos também pelo @marketingaeronautico e no nosso Canal do Youtube.


Dúvidas e parcerias? Entre em contato com o nosso time no e-mail: contato@marketingaeronautico.com.br.


Até o próximo voo!


Commenti


TEMAS

COMPARTILHAR

bottom of page