top of page
  • Foto do escritorElisa | Redatora

LATAM destina tecidos dos aviões para economia circular

Hoje, em 31 de janeiro, a LATAM anunciou que a RODA DESIGN CIRCULAR é o terceiro parceiro brasileiro de seu programa Segundo Voo, que visa promover o upcycling de materiais para reduzir o impacto ambiental e impulsionar a economia criativa.


Originária do Recife (PE), a instituição foi fundada com o propósito de criar novos produtos viáveis economicamente a partir de materiais descartados por empresas. Inicialmente, a parceria entre a LATAM e a RODA focará na transformação criativa de tecidos de tapeçaria usados e obsoletos, incluindo couro e revestimentos de poltronas de aeronaves, além de uniformes usados.


Na primeira fase do programa, até 12 toneladas de retalhos de couro das aeronaves serão reutilizadas na fabricação de novos produtos. A colaboração entre a LATAM e a RODA planeja uma segunda etapa ainda neste ano, visando transformar a tapeçaria obsoleta das aeronaves. Esse processo envolverá toda a cadeia produtiva, engajando e capacitando as comunidades do Recife e arredores na produção dos novos itens.


Lígia Sato, gerente de Sustentabilidade da LATAM Brasil, compartilhou: "Ampliar os projetos voltados para a sustentabilidade e o impacto social é um dos objetivos da companhia. A parceria com a RODA nos permite envolver positivamente as comunidades do Nordeste, uma região muito importante para nós."


Mariana Amazonas, mestre em Design Thinking Ecológico e cofundadora da RODA, afirmou: "Acreditamos na promoção da cultura do consumo consciente e do reaproveitamento por meio do design circular. Ao reutilizar e transformar peças que já cumpriram sua função, contribuímos para uma economia mais sustentável."


Economia Circular é um dos pilares da estratégia de sustentabilidade da LATAM, que busca eliminar plásticos de uso único até 2027 e tornar-se uma empresa com zero resíduos para aterros sanitários. O programa Segundo Voo foi criado com esse propósito, visando reduzir o impacto ambiental e promover a economia criativa.


Na primeira fase do programa, nos anos de 2022 e 2023, a LATAM doou mais de 45 toneladas de tecidos para a Revoada (do Rio Grande do Sul) e Costurando Sonhos (de São Paulo). As mais de 17 mil peças produzidas a partir desses materiais foram distribuídas como brindes em eventos internos e externos, incluindo festivais apoiados pela LATAM, como Rock in Rio 2022 e Festuris 2022.


Em 2024, o programa Segundo Voo planeja doar mais de 35 toneladas de tecido no Brasil e distribuir mais de 20 mil brindes produzidos artesanalmente por costureiras cadastradas nas instituições parceiras, gerando renda adicional para suas comunidades.


Em 2023, a LATAM intensificou seus esforços em economia circular com iniciativas como o reaproveitamento de itens descartados, como assentos de aeronaves e trolleys. Através do programa Recicle Sua Viagem, a companhia prevê reciclar uma média de 450 mil garrafas PET do serviço de bordo de sua frota doméstica por mês, proporcionando nova vida a mais de 180 toneladas de plástico por ano no Brasil.



 

marketing aviação

Commentaires


TEMAS

COMPARTILHAR

bottom of page