top of page
  • Foto do escritorElisa | Redatora

KLM usa inteligência artificial para ampliar sustentabilidade

A KLM está reduzindo significativamente o desperdício de alimentos a bordo de suas aeronaves, graças à implementação da inteligência artificial. Esses programas de IA capacitam a empresa a prever com mais precisão quantos passageiros confirmados irão embarcar em um voo, permitindo o cálculo exato do número de refeições necessárias. Como resultado, a KLM alcançou uma redução de até 63% no desperdício de alimentos com base na previsão do número esperado de passageiros por voo, resultando em uma economia anual de mais de 100.000 kg de refeições.


A KLM está utilizando a inteligência artificial para determinar com precisão o número de refeições a bordo, visando combater o desperdício de alimentos. Uma parcela significativa das reservas não resulta na presença do passageiro a bordo de uma aeronave da KLM, com entre 3 e 5% dos passageiros reservados não comparecendo ao voo.


O mais recente modelo de inteligência artificial, chamado TRAYS, foi especificamente desenvolvido para as atividades de catering da KLM. Ele prevê o número de passageiros a bordo com base em dados históricos, fornecendo previsões separadas para as classes Business, Premium Comfort e Economy. Esse sistema, chamado MOBS, utiliza essas previsões para planejar o número adequado de refeições, desde a compra até o carregamento a bordo, evitando assim o excesso de alimentos.


O modelo de IA TRAYS foi lançado no final do ano passado pela iniciativa Kickstart AI, que reúne talentos de várias empresas líderes, incluindo a KLM, para impulsionar o desenvolvimento de IA na Holanda.


Uma análise de três meses demonstrou uma redução de 63% no desperdício de alimentos em comparação com o fornecimento de refeições para todos os passageiros reservados. A maior economia foi observada nos voos intercontinentais da KLM partindo de Schiphol, onde 2,5 vezes menos refeições (1,3 kg) precisaram ser descartadas por voo. Isso resultou em uma economia anual de 111.000 kg de alimentos em todos os voos da KLM operados em Schiphol.


Além disso, a KLM está explorando o uso da inteligência artificial em outras áreas de suas operações comerciais, como manutenção de aeronaves e previsão de condições meteorológicas adversas, além de fornecer aos clientes dicas de viagem personalizadas após a reserva de um voo.



 

marketing aviação

Comments


TEMAS

COMPARTILHAR

bottom of page