top of page
  • Foto do escritorElisa | Redatora

IATA realiza primeira experiência de voo com identidade digital

A Associação do Transporte Aéreo Internacional (IATA), em colaboração com diversos players do setor, concluiu com sucesso a primeira experiência de viagem com identidade digital completamente integrada, desde a compra dos voos até o desembarque no destino, em uma viagem de Londres/Heathrow a Roma/Fiumicino com a British Airways. A IATA destaca que essa viagem demonstrou o potencial de uma futura experiência de viagem digital totalmente integrada, fazendo uso da biometria em diversos aspectos.


Ofertas Personalizadas: A experiência de compra permitirá aos viajantes receberem ofertas personalizadas em todos os canais de compra. No caso do passageiro do LHR-FCO, ao compartilhar os dados de fidelidade do seu cartão (armazenados como uma credencial verificável no seu smartphone) com um agente de viagens, as companhias aéreas que utilizam o New Distribution Capability (NDC) puderam oferecer propostas personalizadas por meio do canal do agente.


Pedidos Simplificados: Após a seleção das ofertas, um pedido é gerado como uma credencial verificável, armazenável em uma carteira digital. Não são mais necessários registros de nomes de passageiros (PNR), bilhetes eletrônicos ou documentos diversos. Todas as informações da viagem são armazenadas nessa credencial verificável, que também pode ser lida como um código QR.


Verificação de Requisitos de Viagem Simplificada: Muitos processos podem ser realizados antes do viajante chegar ao aeroporto. Com a carteira digital e um passaporte digital (armazenado nela), ao compartilhar os dados de nacionalidade do passaporte digital, os passageiros podem confirmar os requisitos dos seus documentos de viagem, com suporte da solução Timatic da IATA.


"Ready to Fly" - Simplificando o Check-in: O passageiro do LHR-FCO optou por compartilhar seu passaporte digital e dados do pedido com a British Airways, recebendo confirmação de estar pronto para voar e a atribuição de assento por mensagem de texto, evitando inserção manual de dados. Os cartões de embarque tradicionais podem se tornar opcionais para os viajantes.


Experiências sem Contato em Aeroportos: Viajantes que compartilham dados biométricos podem se movimentar pelo aeroporto com as mãos livres, com o telefone e o passaporte no bolso ou na bolsa, passando por portões biométricos para segurança, lounges e embarque na aeronave.


Nick Careen, vice-presidente sênior de operações e segurança da IATA, destacou: "Nossa visão para as viagens do futuro é totalmente digital e protegida por identificação biométrica. Hoje, com nossos parceiros, mostramos que isso é possível, o que abrirá possibilidades para viagens mais simples."


Empresas como Accenture, Amadeus, Australian Border Force, AWS, Branchspace, British Airways, IDnow, Aeroporti di Roma, SICPA, Trip.com e Verchaska participaram desse projeto inovador.


Dirk John, Chief Information and Digital Officer da British Airways, afirmou: "Como companhia aérea, estamos sempre inovando e buscando maneiras de integrar a jornada do cliente. Trabalhar com a IATA para possibilitar uma jornada de viagem totalmente integrada nos ajuda a desenvolver isso e nos mostra o que pode ser possível no futuro."


 

Marketing para Aviação


Reunimos os principais acontecimentos do marketing aplicado à aviação. Acesse os nossos conteúdos também pelo @marketingaeronautico e no nosso Canal do Youtube.


Dúvidas e parcerias? Entre em contato com o nosso time no e-mail: contato@marketingaeronautico.com.br.


Até o próximo voo!



Comentarios


TEMAS

COMPARTILHAR

bottom of page