top of page
  • Foto do escritorElisa | Redatora

Google se inscreve em programa de combustível de aviação sustentável baseado em blockchain

No ano passado, a American Express Global Business Travel (Amex GBT) e a Shell Aviation se uniram para lançar um novo serviço habilitado para blockchain, por meio do qual as empresas podem comprar SAFs equivalentes ao valor necessário para cobrir seus voos comerciais.


Chamado Avelia, o esquema oferece cerca de um milhão de galões de SAF em primeira instância , o que seus cofundadores afirmam que o torna o maior do gênero até o momento. Essa quantidade de combustível poderia cobrir 15.000 voos individuais de viagens de negócios de Londres a Nova York, afirmam os cofundadores.


Hoje (14 de agosto), o Google foi nomeado o mais recente comprador corporativo. A empresa se junta a empresas como Aon, Bank of America, Delta, Cathay Pacific, JetBlue e Japan Airlines na adesão ao programa.


O diretor de clima e energia do Google, Michael Terrell, disse: “O uso do SAF desempenhará um papel crítico para ajudar o setor da aviação no seu caminho para a descarbonização. A adesão ao programa de combustível de aviação sustentável da Amex GBT representa ainda mais os esforços contínuos do Google para acelerar a transição global para um futuro livre de carbono.”


A Amex GBT e a Shell acreditam que podem combinar os 19.000 clientes corporativos da primeira para ajudar a dimensionar a demanda por SAFs. A Shell afirma que o seu SAF pode reduzir as emissões do ciclo de vida em até 80% quando comparado com o combustível de aviação tradicional, se for utilizado de forma limpa.


Popular porque a utilização de misturas de 50% é uma solução imediata, que não requer alterações nas aeronaves – como seria necessário para a eletrificação ou a utilização de hidrogénio. O órgão da indústria do Reino Unido para a sustentabilidade na aviação está a planear dar prioridade à utilização, eficiência e compensação de SAF para atingir o zero líquido, e esta abordagem influenciou a formulação de políticas nacionais sobre a questão .


Em outros lugares, empresas como o Bank of America, JPMorgan Chase e Meta estão a trabalhar em conjunto através da Sustainable Aviation Buyers Alliance (SABA) para dimensionar de forma colaborativa o acesso aos SAFs para ajudar a reduzir as emissões dos voos. As empresas acreditam que os SAFs podem atuar como um combustível adequado para a aviação. Atualmente, o SAF representa menos de 0,1% do fornecimento global de combustível para aviação e é vendido com um prémio significativo em relação ao combustível fóssil para aviação.


 

Marketing para Aviação


Reunimos os principais acontecimentos do marketing aplicado à aviação. Acesse os nossos conteúdos também pelo @marketingaeronautico e no nosso Canal do Youtube.


Dúvidas e parcerias? Entre em contato com o nosso time no e-mail: contato@marketingaeronautico.com.br.


Até o próximo voo!


Comments


TEMAS

COMPARTILHAR

bottom of page