Neste 12 de janeiro, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) celebra 82 anos de uma trajetória marcada por desafios e conquistas, reafirmando, a cada ano, sua posição de destaque no cenário global da aviação. Isso é resultado da constante evolução de projetos estratégicos coordenados por seus subdepartamentos, refletindo-se em elevados padrões de desempenho.
A missão do DECEA, como órgão central do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB), é ordenar, controlar e gerenciar todos os voos que percorrem o espaço aéreo nacional. Essa tarefa, de alta complexidade, abrange todo o território brasileiro e se estende por uma parte significativa do espaço aéreo sobre o oceano Atlântico, uma região intensamente percorrida por voos internacionais que conectam o Brasil à Europa e à África. Uma extensão de 22 milhões de km2 é monitorada por radares, auxílios e equipamentos de comunicação via satélite, operando com excelência graças a profissionais capacitados dedicados à missão.
Com operações 24/7, o DECEA atua em regiões movimentadas e remotas, reestruturando o espaço aéreo para atender às crescentes demandas da sociedade e se adaptando às realidades futuras. Este compromisso impulsiona o desenvolvimento de tecnologias avançadas e desafia a encontrar soluções para cenários que, anteriormente, eram considerados ficcionais, como aeronaves não tripuladas e remotamente pilotadas.