top of page
  • Foto do escritorElisa | Redatora

British Airways usará IA para melhorar o atendimento ao cliente

A British Airways anunciou na semana passada que pretende usar IA para automatizar partes de seus negócios. A companhia aérea pretende acelerar seus esforços de transformação digital e usar inteligência artificial (IA) para gerenciar aeronaves e melhorar o atendimento ao cliente.


Conforme relatado pelo The Financial Times, a companhia aérea planeja atualizar sua infraestrutura de TI e usar ferramentas de IA para prever quando é provável que um avião desenvolva uma falha. Isto permitirá à British fazer reparações preventivas, em vez de esperar que as falhas sejam identificadas quando os passageiros estiverem a bordo, resultando esperançosamente em menos atrasos.


Um número crescente de companhias aéreas está recorrendo a plataformas de IA para melhorar a experiência do cliente, com a Virgin Atlantic acelerando sua própria transformação com a Amperity para lidar com dados.


Inteligência Artificial da Aviação: cortando custos e diminuindo riscos


Esta notícia surge após a British Airways ter enfrentado vários atrasos de longo prazo e interrupções do sistema como resultado de falhas de TI. O Times informou recentemente que os executivos da empresa identificaram mais de 600 áreas de melhoria e estão a planear uma grande reforma da empresa. 


As mudanças propostas estão previstas para serem implementadas nos próximos três anos a um custo de cerca de 7 mil milhões de libras (8,87 mil milhões de dólares). Espera-se que a tecnologia esteja no centro destes planos nas tentativas de melhorar a sua infra-estrutura de TI, reduzindo custos e, como resultado, melhorando a satisfação do cliente.


A companhia estava originalmente à frente da curva quando se trata de implantação de tecnologia de IA. Em 2019, a empresa anunciou que foi uma das primeiras companhias aéreas do mundo a usar IA e tecnologia de vídeo de última geração para melhorar a pontualidade dos voos.


Como parte de um investimento de 6,5 mil milhões de libras (8,25 mil milhões de dólares) na altura, a British introduziu um teste de rede neural avançada no Aeroporto Heathrow de Londres, Terminal 5, para garantir que os voos partem a horas. Usando câmeras instaladas ao redor da aeronave, a IA compara as imagens ao vivo com o horário de voo proposto. Se a tecnologia detectar algum problema que possa causar atraso, um alerta será acionado para permitir que a administração tome medidas .


Mais informações sobre os esforços de transformação digital da empresa serão anunciadas no início de 2024. Um porta-voz da empresa disse ao The Times: “Temos planos ambiciosos para oferecer uma experiência de classe mundial aos nossos clientes em todas as fases da sua jornada. Estamos começando a fazer melhorias em nossos negócios e esperamos contar mais sobre isso aos nossos clientes nos próximos meses”.


Tecnologia como ferramenta líder do setor


Atualmente, não há evidências suficientes que sugiram que a IA possa melhorar drasticamente os serviços aéreos. No entanto, poderá continuar a beneficiar a indústria da aviação de inúmeras formas, uma vez que a tecnologia pode ser utilizada para tornar os processos tanto para o pessoal como para os clientes mais integrados. 


O mercado continua a expandir-se, com muitas empresas já a utilizar a tecnologia para desenvolver os seus serviços, incluindo a Virgin Atlantic, a Air India, a Swiss Airlines e a Lufthansa. As companhias aéreas têm muitos “programas piloto” de IA que ajudam a força de trabalho humana a concluir tarefas como reservar voos e realizar manutenção, na esperança de aumentar a produtividade.


As empresas já estão vendo outros casos de uso potencialmente revolucionários, incluindo o Google testando IA para mitigar o impacto dos rastros. O Google Research colaborou com a American Airlines para desenvolver um software de previsão e espera reduzir o impacto climático. Embora isto ainda não esteja a ser desenvolvido em grande escala, oferece um vislumbre do futuro de como a IA poderá ser no futuro da indústria da aviação.



 

Marketing para Aviação de Alpha a Zulu!


Nossa plataforma faz uma curadoria especializada sobre o mercado aeronáutico focado em marketing, publicidade, design, comunicação e experiência do cliente. 


Acompanhe nosso conteúdo em outras mídias digitais: Instagram e Youtube.


Dúvidas e parcerias? Entre em contato com o nosso time em contato@marketingaeronautico.com.br.

댓글


TEMAS

COMPARTILHAR

bottom of page