top of page
  • Foto do escritorElisa | Redatora

ANAC aposta mercado da aviação leve esportiva

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) realizou uma reunião com fabricantes, escolas e associações do setor para lançar o novo projeto Roadmap ALE, visando expandir a categoria de Aeronaves Leves Esportivas (ALE) no Brasil. O objetivo é fortalecer o segmento de aviões leves como parte da estratégia regulatória para aeronaves de pequeno porte.


As ALE, também conhecidas como LSA (Light Sport Aircraft), representam uma entrada acessível na aviação geral, oferecendo aviões de pequeno porte, com até 600 quilos totais, voltados para voos locais e esportivos. Além de fortalecer a categoria, a ANAC busca fomentar novas possibilidades operacionais no Brasil. Recentemente, a agência reconheceu o primeiro caso no mundo de uma aeronave com capacidade para quatro lugares enquadrada na categoria LSA.


Desde 2004, a categoria ALE foi introduzida na estratégia de autorregulação, visando conformidade com normas internacionais de projeto e produção de aviões, garantindo viabilidade econômica na construção de aeronaves super leves, com elevados padrões de segurança. O Roadmap ALE permitirá ampliar a viabilidade da categoria ao estreitar as comunicações entre o setor e a regulamentação, buscando um equilíbrio entre segurança, viabilidade econômica e técnica.


O projeto se estenderá ao longo de 2024, com a organização de capacitações e webinários junto ao setor da aviação leve esportiva, buscando esclarecer dúvidas das partes interessadas em relação ao desenvolvimento da regulação e atuação da agência.



 

marketing aviação

Comments


TEMAS

COMPARTILHAR

bottom of page